HONDA LANÇA A NOVA NX 400i E A BIZ 100
Na esteira de
lançamentos da Honda para o segundo semestre, chega a vez da fabricante
japonesa anunciar a volta da NX 400i Falcon. Muito parecida com a velha
NX4, a “nova” Falcon traz como grande novidade a adoção da injeção
eletrônica de combustível (PGM-FI). “Descontinuamos a Falcon no final de
2008 por conta das leis de emissão de poluentes (Promot 3) e agora ela
volta a fazer parte do nosso line-up”, explica Alfredo Guedes,
engenheiro da Honda. O que poucos sabiam era que a Falcon nunca deixou
de ser fabricada na fábrica de Manaus (AM). Só que o modelo era
produzido apenas para exportação.
Quem conhece a
antiga Falcon logo reconhecerá o novo modelo. As alterações estéticas
foram muito sutis, quase imperceptíveis. A pequena carenagem e outras
peças plásticas ganharam linhas mais angulosas, porém mantendo a velha
identidade do modelo. A NX 400i ganhou ainda um novo painel, agora
digital. A traseira também mudou: a antiga lanterna tem a companhia de
um bagageiro de série e o escapamento recebeu novo formato e protetor,
semelhantes ao da XRE 300.
Já o motor
permanece o mesmo. Com 397,2 cm³ de capacidade, um cilindro e comando
simples no cabeçote, a nova Falcon entrega os mesmos 28,7 cv a 6.500 rpm
de potência, e torque máximo de 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, mas conta com a
injeção eletrônica de combustível, que deve resultar em respostas mais
precisas ao acelerador e menor consumo. O tanque de combustível com
capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros).
Na parte
ciclística, mais do mesmo. Na dianteira, garfo telescópico convencional
de longo curso com 215 mm, e sistema Pro-link com 180 mm de curso, na
traseira. Completando o velho conjunto que fez sucesso no passado, a
“nova” Falcon traz roda de 21’’ na frente e de 17’’ atrás, além de pneus
MT 60 de uso misto. Assim como os freios: na dianteira pinça de duplo
pistão e disco de 256 mm de diâmetro, e na traseira pinça de pistão
simples e disco de 220 mm de diâmetro.
NOVA HONDA BIZ 100
0 comentários:
Postar um comentário