Fãs da CB500, ela está de volta! Apresentada mundialmente no Salão de Milão, em novembro, a nova geração da moto que deixou uma legião de saudosistas deve voltar ao Brasil no final do próximo ano, já como linha 2014. Com preço estimado em R$ 25 mil, o modelo ocupará uma lacuna entre as 250/300 cc e as 600 cc, uma faixa carente de opções em nosso mercado.
Pensada prioritariamente para o mercado europeu, a nova CB 500F usa o
mesmo conceito de motor da NC 700X já vendida por aqui: dois cilindros
paralelos, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e
refrigeração líquida, tudo com foco no torque em baixas rotações e na
economia de combustível. Com exatas 471 cc, o propulsor gera 48 cv a
8.500 rpm e 4,38 kgfm de torque a 7.000 rpm, força suficiente para dar
agilidade à moto de 173 kg a seco. A antiga CB500 rendia 54 cv e 4,5
kgfm quando deixou de ser produzida no Brasil, em 2001. Em
contrapartida, a nova moto promete fazer até 27 km/l.
Na Europa, a CB estreia acompanhada de mais duas versões da mesma
família (na foto abaixo): a CBR 500R, carenada e com apelo mais
esportivo, e a CB 500X, que segue o estilo crossover da NC700X, com
guidão elevado e suspensões de maior curso. A Honda brasileira, porém,
deverá fabricar em Manaus (AM) apenas o modelo naked, a original CB
500F.
A nova Honda vem equipada com rodas aro 17 que vestem pneus 120/70 na
dianteira e 160/60 na traseira. Os freios são a disco nas duas rodas,
com sistema ABS oferecido como opcional. As suspensões também são
tradicionais, com garfo telescópico na dianteira e monoamortecida na
traseira, com ajuste na pré-carga da mola. O câmbio é de seis marchas.
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