Com injeção eletrônica, modelo marca o retorno da Honda no segmento de
400 cc, e conquista os consumidores por sua versatilidade
A categoria on/off road acaba de receber mais uma integrante de sucesso da
linha de motocicletas Honda: a NX 400i Falcon 2013. Baseado no sucesso NX4
Falcon, recebeu atualizações que a deixaram em acordo com as normas ambientais
(emissão de poluentes). Além disto, o modelo ganhou novo design que mantiveram o
DNA, sistema de injeção eletrônica PGM-FI, e promete agradar os motociclistas
que buscavam uma motocicleta de média cilindrada com apelo de uso misto.
A utilização da injeção eletrônica marca o retorno da Honda ao segmento de
400cc, uma vez que atende com folga as normas do Promot 3 (Programa de Controle
da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
A motocicleta, que será produzida na fábrica de Manaus (AM), promete agregar
mais conforto, agilidade e torque no momento da pilotagem, graças ao sistema de
injeção PGM-FI. Mas as novidades não param por aí. O novo design transmite
modernidade e arrojo aliado ao estilo aventureiro.
Todos esses atributos visam atender às expectativas dos consumidores
brasileiros, que passam a contar agora com uma versão intermediária de
cilindrada dentro da categoria on/off road. A Honda irá comercializar o modelo a
partir de agosto em toda a sua rede de concessionárias, e a estimativa é vender
mais de 11.000 mil unidades por ano.
Estilo único e marcante
O DNA on/off é evidente em todo o projeto da NX 400i Falcon, com linhas
agressivas e modernas, que transmitem beleza, sofisticação, imponência, e,
consequentemente, grande destaque dentro de sua categoria.
Na dianteira, o modelo é equipado com farol multi-refletor, com lentes de
policarbonato de 60/55 W, que propiciam excelente visibilidade noturna.
O desenho da carenagem mostra modernidade, e é referência no segmento. Conta
ainda com espelhos mais modernos e melhor posicionados, que irão facilitar a
pilotagem em qualquer situação.
O para-lama frontal da NX 400i Falcon localizado junto à roda dianteira,
confere ao modelo um visual mais impactante e moderno. Outro destaque é o
completo painel de instrumentos, totalmente atualizado e agora, digital. Em seu
visor, é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro,
velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes espia da injeção
eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro.
Já na parte traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas e
sinalizadores independentes, que permitem maior segurança durante a pilotagem
noturna, além de oferecer uma iluminação potente e a correta distribuição do
facho de luz..
Outro grande destaque é a posição de pilotagem mais ereta, graças ao guidão
alto e largo, e que permite rápidas mudanças de trajeto com estabilidade. O
assento em dois níveis e as alças largas proporcionam conforto e segurança para
o garupa, mesmo em percursos mais longos.
O modelo vem equipado com bagageiro integrado às alças do garupa, que
facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação
pré-definidos para a instalação de bauletos. Outro item de destaque é o
escapamento, que conta com uma nova ponteira e protetor, deixando o visual ainda
mais arrojado.
As principais dimensões, comprimento x largura x altura, são respectivamente
de 2.157 x 789 x 1.222 mm, com distância entre os eixos de 1.434 mm.
São vários os atributos que fazem da NX 400i Falcon uma motocicleta única em
sua categoria. A prova disso é a sua força vindo do motor OHC (Over Head
Camshaft), 4 tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm3 e cárter seco com sistema RFVC
(Radial Four Valve Chamber).
O grande destaque do modelo 2013 é ser alimentado por injeção eletrônica
PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que aliado ao catalisador, faz com que a
motocicleta atenda ao Promot 3 em níveis bem abaixo aos estabelecidos pela
legislação.
Desenvolve potência máxima de 28,7 cv a 6.500 rpm, e torque máximo de 3,27
kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação
de uso, além de força para vencer obstáculos urbanos com facilidade, como
buracos, lombadas, ruas ou estradas mal pavimentadas.
A NX 400i Falcon possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que
assegura o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de
marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com
capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros) e bateria selada, isenta de
manutenção periódica.
Prazer em pilotar
O chassi da NX 400i Falcon é do tipo berço semiduplo, de grande rigidez, que
oferece uma condução fácil e ágil com total equilíbrio do conjunto em qualquer
tipo de terreno.
Além disso, para garantir boa absorção às imperfeições e desníveis da pista,
a motocicleta conta com suspensão dianteira de longo curso com 215 mm na
dianteira, e sistema Pro-link de 180 mm de curso na traseira. Para complementar
o conjunto, é equipada com rodas de 21’’ na frente e traseira de 17’’, além de
pneus MT 60 de uso misto, que proporcionam maior aderência e capacidade de
tração na transposição de obstáculos.
Outro diferencial está ligado à segurança do motociclista, uma vez que o
modelo conta com sistema de freio a disco hidráulico. Na dianteira com cáliper
de duplo pistão e 256 mm de diâmetro, e na traseira com pistão simples e 220 mm
de diâmetro. Tudo isso para assegurar eficiência nas frenagens.
A NX 400i Falcon 2013 estará disponível nas cores preta, vermelha metálica e
prata metálico, e com preço público sugerido de R$ 18.900,00. O valor tem como
base o Estado de São Paulo e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia
é de um ano, sem limite de quilometragem.
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb
14.150)
0 comentários:
Postar um comentário